CUIDADOS DIÁRIOS

Os Pugs são cães de fácil manutenção, devido a sua pelagem curta, não necessitando de muitos cuidados especiais.

Como qualquer cão, deve ser alimentado somente com ração de boa qualidade (de preferência "Super-premium"), e ter sempre água limpa e fresca à disposição. Deve-se evitar, sempre, doces, alimentos muito gordurosos e condimentados. Muitos têm tendência à obesidade, então deve-se limitar a quantidade de ração que, para os adultos, deve ser oferecida duas vezes ao dia. Um pote com água limpa e fresca deve ser sempre deixado à disposição do cão. É importante lembrar: chocolate é considerado veneno para os cães, pois prejudicam o fígado. Leia mais sobre alimentação: clique aqui!

Deve ter uma cama limpa, confortável e abrigada de correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura. Jamais deve ficar na rua. Os Pugs são cães para dentro de casa.

Com relação à pelagem, deve ser escovada diariamente, para remoção de pelos mortos que, de outra forma, caem pela casa. Soltam muito pelo, principalmente no outono e na primavera. As escovadelas diárias ajudam neste processo, e evitam a sujeira excessiva da casa. Durante a escovação, pode-se aproveitar para examinar a pele e o pelo do cão, a procura de lesões e ectoparasitos, que devem ser prontamente combatidos. Uma alimentação com ração de boa qualidade é importante para evitar a queda excessiva dos pelos, até mesmo nos períodos de "muda".

Os olhos, quando apresentarem corrimentos e/ou secreções, devem ser limpos com solução fisiológica (solução de NaCl a 0,9%).

Se for possível, os dentes devem ser escovados diariamente, ou pelo menos semanalmente, com uma escova macia e pasta de dentes especial para cães, encontrada nas pet shops.

Pelo menos semanalmente, as rugas ou pregas da cara devem ser limpas, principalmente a de cima do nariz, que é bastante profunda. O ideal é limpá-las diariamente. Isto pode ser feito com algodão ou gaze umedecido em óleo mineral neutro ou solução fisiológica. Alguns proprietários usam lenços umedecidos para limpeza facial humana ou para a higiene de bebês. É importante que o produto utilizado seja hipoalergênico e testado dermatologicamente. O ideal é testar o produto no seu cão, para ver se ele o tolera bem. Depois de limpa, a ruga deve ser completamente seca com lenços macios de papel. É muito importante manter esta ruga seca, para evitar dermatites. Os ouvidos devem ser limpos a cada semana, com um produto específico, óleo mineral neutro ou lenços umedecidos.

Muitos Pugs são alérgicos a qualquer produto que apresente perfume, inclusive lenços umedecidos e soluções tipo higiapele. Nestes casos, é recomendado que a limpeza das pregas seja feita somente com óleo mineral neutro, comprado em farmácias, ou solução fisiológica. Logo após a limpeza, as pregas devem ser bem secas com lenços macios de papel.

Kit - limpeza

Logo acima, o kit-limpeza do Chaplin: solução fisiológica, óleo mineral neutro, lenço de papel, algodão, escova de dentes, dedeira para dentes, pasta de dentes especial para cães (bem usados).

 

Seqüência da limpeza diária do Chaplin:

 

1) Escovação dos dentes com pasta especial para cães

 

2) Limpeza da dobrinha de cima do nariz com óleo mineral neutro

 

3) Limpeza dos olhos com solução fisiológica

 

4) Secando dobrinha e olhos com lenço de papel

 

5) Uma boa escovação, primeiro contra e depois a favor do crescimento do pêlo

 

6) Massagem com luva de borracha, ou uma flanela macia, a favor do crescimento do pêlo, como acabamento.

 

BANHOS:

Os banhos devem ser dados com pouca freqüência: quanto menos, melhor. NUNCA com intervalo menor do que 15 dias. Uma freqüência maior pode desencadear problemas de pele, provocados por fungos, ou outras dermatites. Após o banho, com xampu ou sabonete neutro, o cão deve ser completamente seco, com toalha e secador de cabelos, mesmo no verão. Estes cuidados devem ser tomados porque os Pugs apresentam pré-disposição a dermatites, principalmente por fungos, devido a grande densidade de pelos, o que dificulta a sua secagem.

 

Você quer mais detalhes? Clique aqui!

Quer saber mais sobre os benefícios da escovação dos dentes? Clique aqui!

Quer saber mais sobre filhotes? Clique aqui!

Sobre "ansiedade de separação": o que é? Clique aqui!

 

 

Veja também:

POSSE RESPONSÁVEL

SOBRE CASTRAÇÃO: IMPORTANTE!

FERTILIDADE EM PUGS

 

principal