CITOPLASMA E ORGANELAS

 

LÂMINAS A4 e K16 - R.E.R. e grânulos de secreção da célula acinar do pâncreas (Hematoxilina fosfotúngstica de Mallory e Hematoxilina crômica de Gomori, respectivamente)
As células secretoras do pâncreas exócrino se reúnem em grupos arredondados de células denominados ácinos. Cada uma das células do ácino tem forma aproximadamente piramidal. Em cada célula distingue-se uma região basal (que corresponde à base da pirâmide) e uma região apical (que corresponde ao ápice, parte mais estreita da célula/pirâmide).
Na região basal de cada célula existe muito retículo endoplasmático rugoso (RER), também denominado ergastoplasma. Como o RER tem ribossomos, ele é ácido, o que determina, nesta região, uma basofilia intensa (cor arroxeada). As vesículas do RER não podem ser individualizadas ao microscópio óptico. Nesta região da célula, também encontramos um núcleo redondo, bem delimitado, claro (cromatina dispersa) e com um ou dois nucléolos evidenciados em cor de vinho.
Na porção apical de cada célula observa-se grande quantidade de grânulos de secreção, também denominados grânulos de zimogênio, corados em cor de vinho ou vermelho. Esta granulação é uma característica das células que secretam proteínas de exportação.
Considerando o ácino (unidade secretora do pâncreas exócrino) como um todo, podemos observar que a sua periferia corresponde às regiões basais de células adjacentes e que o seu centro corresponde aos pólos apicais de células adjacentes. Na lâmina A4, alguns ácinos se romperam devido à técnica histológica, o que permite que se delimitem suas células.

 

Lâmina A4: ácino (área pontilhada); RER na região basal das células (seta); grânulos de secreção na região apical das células (GS) (400x).

 

Lâmina K16: RER (seta) e grânulos de secreção (GS) (400x).


LÂMINA K7 - R.E.R. e grânulos de secreção (Pâncreas - HE)
Observar que os ácinos (unidades secretoras do pâncreas exócrino) apresentam basofilia acentuada na porção basal de suas células. Esta basofilia corresponde a acúmulos de retículo endoplasmático rugoso, aí denominados ergastoplasma. Por outro lado, as porções apicais das mesmas células apresentam acentuada acidofilia, pois correspondem a acúmulos de grânulos de secreção, envoltos, portanto, por vesículas do aparelho de Golgi.

 

Ácinos do pâncreas: RER (seta) e grânulos de secreção (GS) (400x).

 

principal principal

 

introdução - células
membrana
citoplasma
núcleo
divisão celular
inicial citologia