LÂMINA D4 - Tecido ósseo primário (Osso longo) (Técnica de preparação: desmineralização + HE)
Nesta lâmina, ao contrário da D1, foi removida a parte mineral da matriz óssea, permanecendo somente a parte orgânica. Aparecem as trabéculas ósseas, constituídas por matriz óssea, e as cavidades situadas entre elas. Estas cavidades estão preenchidas pela medula óssea vermelha ou pelo tecido conjuntivo frouxo osteogênico. As trabéculas destacam-se pela forte coloração vermelha que apresentam. Podem ser visualizados três tipos de células do tecido ósseo:
1. Osteoblastos: são células jovens, que apresentam a capacidade de produzir a parte orgânica da matriz óssea. Elas estão localizadas na periferia das trabéculas, uma ao lado da outra, lembrando um epitélio de revestimento simples. Quando estão em atividade são cubóides, mas quando em estado pouco ativo são achatadas. Estas células, associadas a uma delicada rede de fibras reticulares, não visualizadas, constituem o endósteo. A matriz óssea recém sintetizada por elas é denominada de osteóide ou pré-osso, e aparece, na lâmina, com uma coloração rosada, mais clara do que a matriz pronta das trabéculas.
2. Osteócitos: São células situadas no interior da matriz, ocupando lacunas (osteoplastos), das quais partem canalículos que se anastomosam com os canalículos de lacunas vizinhas. Estes canalículos são muito finos, não podendo ser visualizados. Os osteócitos têm a forma de amêndoa e aparecem retraídos, devido à técnica histológica.
3. Osteoclastos: São células globosas, gigantes e polinucleadas (de 6 a 60 ou + núcleos), que aparecem nas superfícies das trabéculas ósseas, e participam do processo de reabsorção desse tecido. São melhor visualizados na proximidade das epífises, onde se destacam por apresentarem coloração bem acidófila (vermelha). Os osteoclastos, freqüentemente, provocam depressões na matriz, que são denominadas lacunas de Howship.

Firmemente aderido à superfície externa da diáfise deste osso, encontra-se o periósteo, geralmente constituído por duas camadas: uma mais externa, onde predominam as fibras colágenas, e a outra mais interna, na qual a população celular é mais evidente, sendo constituída principalmente por células osteogênicas, que apresentam morfologia semelhante a dos fibroblastos.

Tecido ósseo primário (OP) e periósteo (P) (100x).

 

Tecido ósseo primário - osteoblastos (seta) e trabéculas com osteócitos (T) (100x).

 

Tecido ósseo primário - osteoblasto (seta) e osteóide (O) (400x).

 

Tecido ósseo primário: osteoblasto (Ob) e osteócito em formação (seta) (400x).

 

Osteoclasto (Oc) e osteoblasto (seta) (400x).

 

Detalhe periósteo (P) (400x).

 

principal principal

 

EPITÉLIO REVEST.
EPITÉLIO GLAND.
CONJUNTIVO
ADIPOSO
CARTILAGINOSO
ÓSSEO
SANGUE
NERVOSO
MUSCULAR
ÍNDICE SISTEMAS